sexta-feira, 30 de março de 2012

História do Fusca No Brasil

1° Fusca fabricado no Brasil - 1949

O primeiro Volkswagen brasileiro foi lançado em 1949, obedecendo, com poucas modificações, ao projeto de Ferdinand Porsche, lançado na Alemanha vinte anos antes.
 
 
 

Motor 1200 de 36 cv utilizado até o ano de 1967
Posted by Picasa

quinta-feira, 29 de março de 2012

Pneu original fusca/fuscão





MEDIDA: 5.60-15
Posted by Picasa

Idéias para pintura do seu fusca...



Imagem retirada da internet.
Posted by Picasa

Regulagem do carburador Solex H30 PIC




(Clique na imagem para ampliar)


carburador tem por função entregar e dosar a gasolina de acordo com os fatores velocidade, carga e temperatura. Os motores “1 200″, de 1954 a 1966 empregam o carburador Solex 28 PCI, os modelos “1 300″, “1 500″ e “1 600″, o carburador Solex H-30-PIC,’ ambos de sucção descendente.
O carburador se situa na parte média do motor, montado no flange do coletor de admissão, equidistante dos cilindros, o que proporciona fornecimento uniforme a todos eles, problema esse sempre presente nos motores em linha. O abafador é do tipo manual. Possui uma bomba de aceleração comandada pelo mesmo pedal do acelerador, para proporcionar mais força nas acelerações.
A gasolina é admitida nocarburador em um reservatório denominado “cuba de nível constante”, cujo funcionamento é semelhante ao controle de nível das caixas d’água.
A boia é presa a um braço, que por sua vez se articula em um eixo horizontal. O braço atua sobre uma agulha (estilete) que obstrui ou livra a entrada da gasolina, conforme seja empurrada para cima ou se desloque para baixo. Nas posições intermediárias, regula a entrada da gasolina. Quando o nível da gasolina na cuba está baixo, a boia desce e o estilete se afasta do orifício de entrada e a gasolina, enviada pela bomba, penetra na cuba; aí então o nível sobe e com êle a boia e também a agulha que, ao atingir determinado ponto, obstrui a entrada e impede a admissão da gasolina; mas como a gasolina é consumida, o nível desce e com ele a boia e a agulha, permitindo então a entrada de nova quantidade. Como o consumo é constante e pequeno, com o motor em funcionamento o estilete se mantém em posição tal que a quantidade de gasolina consumida é igual a que penetra na cuba e o nível se mantém constante. O nível da boia pode ser regulado curvando-se seu braço e tem grande influência no consumo. A posição original deve ser conservada, porquanto a haste é rígida e não se altera com o uso.
Da cuba de nível constante partem os condutos que levam a gasolina aos diversos circuitos do carburador e nos quais se alojam orifícios calibrados denominados “calibres dos pulverizadores”, que controlam o fluxo de gasolina e que, geralmente, podem ser retirados por fora para a limpeza ou substituição. Alguns orifícios são abertos ao ar e denomina-dos “calibradores do ar”. Esses orifícios calibrados são mostrados detalhadamente nas ilustrações. Os orifícios através dos quais a gasolina se despeja na garganta do carburador são denominados “pulverizadores”.

Desmontagem e limpeza do carburador do volkswagem  fusca

Para se realizar limpeza interna ou substituição de peças internas, o que é pouco comum, o carburador deve ser desmontado parcial ou totalmente, para o que retira-se o mesmo de seu flange, ao qual é preso por dois parafusos. Desliga-se também as ligações de comando do abafador ( afogador) e do acelerador, assim como a conexão de entrada da gasolina.
Realiza-se a limpeza externa cuidadosa antes de proceder a desmontagem, que começa com a retirada da haste que liga o controle do abafador ao eixo da válvula borboleta. Retira-se os 4 parafusos que prendem a tampa ao corpo. A agulha ou estilete é presa à tampa e forma um só conjunto com a sede . Se vai ser usada a mesma junta, deve-se dispensar a mesma o máximo cuidado
Ao ser retirada a tampa, alguns orifícios podem ser limpos e retirados, como o suspiro de marcha-lenta , o calibre de compensação do ar. Os outros calibres podem ser retirados, para limpeza, que deve ser feita soprando-se nos mesmos ou com um fio de pincel, nunca com fio de arame. São esses os calibres medidores de marcha-lenta, da bomba de aceleração e o calibre medidor principal . Pode-se também retirar a boia para limpeza da cuba, tendo-se o cuidado em não vergar o braço da mesma. Na remontagem, sempre que possível, usa-se junta nova.

Texto retirado do site http://www.facavocemesmo.net/carburador-da-fusca-volkwagem-carocha-carburador-solex-28-pci/
Posted by Picasa

Reforma Geral do meu fusca 80 Bege


Desmontei a carroceria e comecei a trabalhar só no Chassis.
 
 

Iniciando os reparos na dianteira...(Limpando, pintando e trocando embuchamentos...)
 
 

Lado esquerdo Pronto
 
 
 

Frente Completa...(tudo novo)
 
 
 
 
Posted by Picasa

Esquema elétrico Fusca 76


Aqui vai o esquema elétrico completo do fusca.
Apesar de ser do ano 76 ele serve para os modelos atuais, pois muita coisa continua igual.
Até agora só indentifiquei duas diferenças desse modelo para o meu que é ano 80..
1°) não tem instalação de lampadas de ré
2°)Esse esquema usa Dinamo e não alternador...
mas o resto e muito bem explicado e de fácil compreensão.
Posted by Picasa

Fuscão Azul


Bom Pra iniciar...
Estou montando esse blog, pois estou a muito tempo reunindo informações sobre fuscas e derivados, pois possuo um ano 80 e é meio difícil achar informações úteis num único site ou BLOG.
Por este motivo estou hoje iniciando esse BLOG e espero ajudar e agradar aos leitores.
E se possivel obter mais ajuda e informações adicionais para meu própio uso.
Desde já agradeço, e boa leitura....

OBS.: Toda e qualquer informação ou imagem postada aqui poderá ter direitos autorais e não me responsabilizo pelo uso das mesmas o objetivo do blog é de reunir muitas informações em um único lugar e sem nenhum objetivo financeiro.
Posted by Picasa